Otimizar o funcionamento do negócio é um dos objetivos principais do Business Intelligence (BI), inteligência de negócio, em inglês. Através do uso de dados, o BI auxilia na tomada de decisão de diversos setores da empresa, automatizando um processo manual e dando mais eficiência nas operações.
Business Intelligence é um recurso tecnológico que coleta, armazena e analisa grandes bancos de dados, transformando dados brutos em informação útil. Esse processo é dividido em etapas:
Usando a estratégia de Big Data, o software de BI reúne diversos bancos de dados. Depois de serem remodelados, os dados são armazenados em um único lugar, para facilitar a consulta e o acesso nas próximas etapas.
Nesta etapa, a automação se faz mais do que necessária. A plataforma analisa os dados, observando padrões e exceções, identificando tendências, comparando dados atuais e históricos. Dependendo da ferramenta de BI escolhida, a análise pode ser mais profunda, “perguntando” aos dados não somente o que aconteceu, mas como e porque aconteceu.
Para facilitar o entendimento das informações obtidas, o resultado da análise é organizado em gráficos, painéis, mapas e outras formas de visualização de dados. Isso permite ao usuário de BI a de fato ver como aquelas informações se relacionam, como podem ser usadas e que decisões devem ser tomadas a partir disso.
Recurso “Explique os dados”, da Tableau Software, mostrando como funciona uma plataforma de BI.
O avanço da tecnologia permitiu que o BI se tornasse mais acessível, gerando as plataformas self-service BI. Hoje, mesmo quem não é da área de TI consegue utilizar a ferramenta. Dessa forma, os dados podem ser compartilhados por diversos setores, agilizando os processos.
Dentro da empresa, o BI pode ser usado para saber sobre interesses dos clientes, prevendo tendências; comportamento do consumidor e do mercado; desempenho das vendas; análise dos concorrentes; funcionamento das operações; gerenciamento das finanças; dentre outros setores.
O Business Intelligence ajuda a identificar erros e corrigi-los com mais rapidez, melhorando a eficácia do negócio e a qualidade do serviço ou produto.
Há diversas formas de se utilizar do BI dentro de uma empresa. A forma mais acessível e conhecida nos setores de marketing de empresas e agências digitais é o uso de ferramentas digitais, principalmente do Google, para obter informações sobre o comportamento do consumidor, dos leads, leads qualificados e do tráfego geral em sites, campanhas e outras ações de marketing.
Muitas plataformas são utilizadas, mas as principais são:
A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.
Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.
Acesse notícias sobre: