Conexão Digital
Uso de recursos audiovisuais como marketing de conteúdo

Atualmente, é possível dizer que uma parte importante do marketing de conteúdo está voltada para as redes sociais, já que são ótimos canais para atrair e converter visitantes. Dentro dessas plataformas, o que domina são os recursos audiovisuais, e isso está impulsionando as empresas a investirem mais nesse conteúdo em suas campanhas de marketing. 

Audiovisual pode se tratar tanto de vídeo quanto de um podcast, por exemplo, e as vantagens desse recurso são inúmeras. Além de ser um diferencial por usar múltiplas linguagens (verbal, não verbal, visual e auditiva), é mais atrativo que um texto corrido. Um assunto fica mais claro e explicativo quando apresentado em mais de uma linguagem, gerando melhor entendimento. Mesmo o podcast, que utiliza somente áudio, tende a ser mais compreensível que o texto, pois o formato pede narrações mais resumidas e concisas. Consumir conteúdo audiovisual exige menos tempo e esforço de raciocínio do público, dois fatores que as pessoas buscam economizar durante a rotina. 

As vantagens se expandem ainda para as regras de SEO: um vídeo aumenta o tempo de visita em uma página, e tende a aparecer entre os primeiros nos mecanismos de busca. 

As empresas que estão investindo no audiovisual têm recebido excelentes retornos, devido também ao grande alcance nas redes sociais. O vídeo se tornou o principal conteúdo das plataformas após o estouro do TikTok, fazendo até mesmo com que o Instagram priorizasse vídeos ao invés de fotos ao criar recursos como o “Reel”. Anúncios no YouTube podem ter milhões de acessos em poucas horas, e vídeos no Facebook são os que recebem mais   compartilhamentos, caso tenham um bom engajamento e/ou tenham suporte de tráfego pago (anúncios). 

Possíveis clientes pesquisam sobre o produto antes de comprá-lo. Oferecer essa informação sobre seus produtos e serviços passa credibilidade e atrai mais leads - sendo em vídeo, tudo isso é potencializado. Contudo, para de fato alcançar bons resultados, é preciso produzir um conteúdo audiovisual de qualidade.

Vantagem dos recursos audiovisuais no marketing de conteúdo. Fonte: Blog Ideia Clara.

 

Conhecimento do público-alvo

Assim como em qualquer parte do marketing, conheça seu público antes de começar a produzir. Saiba quais são suas demandas, suas dores, o que sua persona quer saber e assistir. Ter um objetivo claro ajuda a montar um conteúdo organizado e de fácil entendimento, que será mais assertivo na conquista do cliente. 

Formatos dos materiais audiovisuais

O audiovisual é um espaço amplo para a criatividade. É possível usar recursos como apresentador, narração, imagens externas, animações, áudio posts, videografismos, efeitos sonoros e o que mais estiver ao alcance da produção. Em podcasts, por exemplo, pode-se reproduzir com sons o ambiente em que seu produto ou serviço se insere, dando ao público uma experiência pessoal com a marca. 

Essa variedade de recursos pode ser utilizada em uma apresentação, um tutorial, um webinar educativo, uma propaganda e até mesmo um conteúdo institucional para endomarketing. 

Um dos mais utilizados, que não requer captação de imagens, são as animações, seja com fotografias, diagramações com a identidade visual da empresa ou com vídeos de bancos de imagens. O formato é mais simples de produzir e cumpre muitos dos objetivos de comunicação, principalmente para anúncios mais diretos para a base do funil de vendas (clientes que já sabem o que precisam). 

Outro exemplo que tem sido muito usado e apela para a emoção são os depoimentos de clientes. É uma ótima alternativa quando há bloqueio de criatividade. 

Lembre-se de diversificar os formatos, pois a repetição cansa os usuários. Seja qual for o formato escolhido, é importante que o conteúdo incentive o público a conhecer ou adquirir o que a empresa oferece, tendo sempre uma chamada para ação, call to action (CTA) em inglês. 

 

Exemplo de vídeo da EquipeDigital.com usado como recurso audiovisual.

 

Tempo de duração

No Instagram e no TikTok, vídeos muito longos podem ser maçantes e cansativos para o espectador. O ideal - e o mais aceito pelos usuários - são conteúdos entre 15 e 90 segundos. Por serem vídeos curtos, podem ter o objetivo de apenas convencer o possível lead a continuar acompanhando a marca, ou dar “spoiler” de um novo produto, chamando para um conteúdo maior no site. 

Os vídeos de longa duração, vídeo cases e podcasts são recomendados para informar sobre os produtos e serviços com mais detalhes, veiculados no site da empresa, YouTube, Facebook e serviços de streaming, no caso dos podcasts (Spotify, Deezer, Apple Music etc). 

 

Exemplo de vídeo produzido pela Volo Filmes em parceria com a EquipeDigital.com, para a campanha de aniversário da Loja Dominik, um dos clientes da agência. 

 

Exemplo de vídeo produzido pela Volo Filmes em parceria com a EquipeDigital.com, para a websérie sobre oftalmologia do Instituto da Visão Assad Rayes, um dos clientes da agência. 

 

Equipamentos necessários

Para captar imagens de qualidade, nem sempre é preciso gastar o orçamento em câmeras profissionais. Devido ao avanço das tecnologias nos smartphones, muitos deles têm configurações tão boas quanto às câmeras. Hoje, muitos conteúdos podem ser feitos com o celular que geralmente já temos, aplicando a iluminação correta para aquele fim, e usando um microfone simples (às vezes até do próprio fone de ouvido).

Existem alguns equipamentos simples mas essenciais para oferecer certa qualidade aos vídeos. Um tripé é crucial para a estabilização da câmera e conforto de quem está filmando, principalmente quando estiver trabalhando sozinho. Um microfone de lapela é relativamente barato e pode trazer qualidade ao áudio produzido, permitindo inclusive que a pessoa filmada esteja um pouco mais distante da câmera, imprimindo certo profissionalismo no produto final que será visto pelo público. Por fim, uma iluminação boa faz toda a diferença na captação de imagens. Se não for possível investir em spots de luz maiores, escolha um ambiente que tenha mais iluminação natural, para depender menos da iluminação artificial. 

Caso haja verba e necessidade para uma produção maior, vale investir em animações, imagens externas 360° ou com drones, por exemplo. Tudo isso depende do objetivo do conteúdo, onde e como será veiculado. 

Invista em um bom roteiro

Faça um roteiro para seu vídeo ou podcast. O roteiro é um planejamento da produção. Ali são pensados o formato do conteúdo, o tempo de duração e os equipamentos que serão necessários, tudo isso antes de começar a produzir de fato. Defina falas, entradas, cortes… Quando se está trabalhando com atores, o roteiro é o guia deles, mantendo todos da produção a par do que precisa ser feito. 

O roteiro ajuda sobretudo na elaboração da mensagem, que deve ser concisa, clara e objetiva, tratando tanto dos pontos que são de interesse de quem está gravando como do interesse de quem está assistindo. 

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com!

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.