Conexão Digital
Trabalho remoto: o que você precisa saber para potencializar seu home-office

 

Em tempos de quarentena a recomendação é clara: fique em casa. Com isso, diversas atividades tiveram que ser adaptadas, incorporando novos métodos de realização, entre eles o home-office. 

O regime de trabalho em casa, que antes era exceção em diversas empresas, tornou-se regra, e cada vez mais, vem nos mostrando a necessidade de inovar nos processos e ferramentas para manter a produtividade, mesmo sem um ambiente físico integrado. Mas essa transição do “tradicional” para o remoto, pode não ser tão simples assim. Portanto, separamos algumas dicas valiosas para potencializar o seu trabalho virtual.

Estabeleça uma comunicação eficiente

Uma boa comunicação entre a equipe é essencial para garantir que todos saibam o andamento dos projetos, e principalmente, que as informações não sejam perdidas. Segundo o guia “Remotos para o bem”, produzido pelo movimento Officeless, é importante estabelecer um canal único para a comunicação assíncrona (não simultânea), a fim de assegurar que todos tenham os insumos necessários para que possam realizar suas tarefas, sem acionar a todo momento as pessoas da sua equipe. 

Entre as principais dicas de ferramentas para viabilizar essa comunicação assíncrona estão os programas de escritório nas nuvens com recursos de discussão por tópicos (threads), como o Slack, além de ferramentas e-mail ou comentários em fóruns.

Organize-se e estabeleça uma rotina

Construir uma rotina de trabalho em casa é um dos maiores desafios do trabalho remoto. Isso porque o seu ambiente de trabalho agora pode ser a sua sala de casa, por exemplo, um lugar que normalmente não lhe remete a trabalho e produtividade. Portanto, um dos primeiros passos para potencializar seu trabalho remoto é organizar seu escritório particular, de maneira que as ferramentas necessárias para o trabalho estejam ao seu alcance e coisas que possam te distrair, bem longe. 

Além disso, é importante manter a rotina habitual de horários, ou adaptá-la para sua realidade em casa. Isso evita que você procrastine suas tarefas, contando que “pode fazer isso a qualquer momento” ou acabe trabalhando mais do que você trabalharia no escritório. 

Uma boa dica para manter uma constância nas horas trabalhadas é estabelecer um ritual de início e término do expediente, tanto para você se policiar quanto aos horários, como para os seus colegas também saberem quando podem falar diretamente com você. Aqui na EquipeDigital.com, por exemplo, quando iniciamos nosso horário mandamos pelo grupo de WhatsApp um aviso, como “Oi pessoal, estou on-line” para todos nossos colegas de trabalho.

“O todo é maior do que a soma das suas partes”

A frase Teoria da Forma nunca fez tanto sentido no universo empresarial quanto no momento de isolamento em que nos encontramos agora. Por mais que as tarefas tenham se tornado ainda mais individualizadas, é essencial a percepção de que o produto (ou serviço) final a ser entregue, é o resultado do trabalho de uma equipe. Portanto, uma das principais competências que esse time precisa ter nesse momento de trabalho remoto é confiança. 

E para estabelecer essa relação de confiança, evite medir a produtividade da equipe pelas horas trabalhadas e não queira controlar a todo momento o que o colaborador está fazendo. Ao invés disso, estabeleça entregas parciais e fortaleça o uso da sua ferramenta de gerenciamento de tarefas, seja ela um aplicativo que facilite esse controle, como o Basecamp, o Asana, o Trello, ou planilhas no Google Drive, por exemplo.

A importância das Reuniões Virtuais

Chegamos a um dos pontos mais importantes nessa fase de incorporação do trabalho remoto, as videochamadas. Popularmente conhecidas como “calls”, elas são essenciais para manter o contato com a equipe nesse momento em que a presença passou a ser apenas virtual. Sendo assim, as reuniões por vídeo, além de servirem como espaço para deliberações, avisos, entre outras pautas pertinentes ao trabalho, também passam a ser o ponto de encontro da equipe, no qual todo o time pode trocar informações de forma simultânea e literalmente, sentir-se mais próximo uns dos outros.

Por isso, separamos algumas dicas exclusivas para fazer uma boa videochamada com sua equipe:

  • Defina a pauta com antecedência e envie um convite aos participantes;
  • Determine a ferramenta que será usada para essa call;
  • Confira a câmera e microfone do seu celular ou computador, e não esqueça de desligar o microfone enquanto outra pessoa estiver falando;
  • Identifique quem conduzirá a reunião e defina uma forma para qualquer um da equipe de pedir a palavra;
  • Prepare-se para a reunião e evite distrações.

Com essas dicas esperamos que você possa melhorar seu home-office entregando bons resultados sem sair de casa. E lembre-se: esse é um momento crítico, em que todas as recomendações de saúde devem ser seguidas para combater esse inimigo invisível, mas toda essa situação vai passar em algum momento. Se precisar da EquipeDigital.com, estamos aqui, cada um na sua casa, prontos para te ajudar! 

Quanto ao nosso atendimento neste período de quarentena, fique atento em nossas redes sociais e visite nosso site