Conexão Digital
10/04/2019
Consumidor 4.0: a sua empresa está preparada para este público altamente engajado?

 

Com o aumento do acesso à informação, o consumidor passou a ser mais exigente e agora suas decisões baseiam-se em sua necessidade individual. Esse consumidor atual é conhecido como consumidor 4.0.

Mas para entender melhor esse conceito, precisamos falar de outros dois conceitos que são a indústria 4.0 e o marketing 4.0. Na indústria, os dois mundos se misturam, ou seja, o virtual e o real. No marketing, o consumidor hoje precisa de bons motivos para se envolver com alguma marca.

Um ponto importante que apresenta uma mudança no consumo é o poder de compra via web. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria icewaterhouseCoopers (PwC), 41% dos consumidores fazem compras diretamente de seus notebooks ou smartphones.

Com essa mudança do comportamento dos consumidores, as empresas tiveram que rever estratégias e buscar acompanhar esse novo público. Anteriormente, as marcas lançavam seus produtos e buscavam “criar” a necessidade do público para consumir o produto. Hoje, as marcas buscam o que os clientes precisam primeiro, e depois desenvolvem seu produto.

Além do desenvolvimento do produto, a comunicação precisa ter uma nova estratégia que converse com o público da empresa. É nesse momento que entra o Marketing 4.0. Separamos para você algumas dicas de como se adaptar a esse novo modo de consumo e como conversar com esse consumidor.

 

1 - Saiba quem é o seu público

Realizar um estudo de público-alvo é primordial para conversar com esse novo consumidor. Estudar quem é esse cliente, quais as suas necessidades e o que ele espera da sua marca é uma atitude essencial para o sucesso de suas vendas.

Além disso, saiba ouvir o seu cliente. Muito além de sua necessidade, o consumidor 4.0 busca por empresas e produtos que dialoguem com seus valores individuais. Para isso, além de atender a necessidade do seu cliente, sua marca precisa ser transparente e honesta. Ou seja, não adianta fazer marketing de que apoia uma causa x e dentro da sua empresa esse apoio não ocorrer de fato.

Empresas que têm tentado atingir determinado público e não oferecem realmente o que prometem estão perdendo cada vez mais clientes.

 

2 – Esteja presente, atue e interaja em vários canais

Esse novo perfil de consumidor é nativo do digital, logo, a presença da marca em vários canais de atendimento na web se faz extremamente necessária. WhatsApp, chats, redes sociais, entre outros são alguns canais que a empresa precisa estar presente.

Além disso, é necessário definir qual a comunicação da organização, para que tenha o mesmo conteúdo em todos os canais, com linguagem adaptada a cada um deles. Ou seja, investir em marketing digital [http://equipedigital.com/noticias.php?id_noticia=809] é uma opção para conversar diretamente com a necessidade de seu público e, quando for necessário, saber fazer uma boa gestão de crise para responder aos clientes de forma adequada.Organizando como solucionar o problema e aprendendo para outros casos que possam surgir. Ter uma boa presença digital é crucial para as empresas que desejam não apenas aparecer no Google [ http://equipedigital.com/noticia/como-aparecer-no-google ] e anunciar na Internet [ http://equipedigital.com/noticia/como-anunciar-na-internet ], mas também manter canais de comunicação permanentes para dialogar com consumidores cada vez mais exigentes.

Lembre-se de que não basta apenas ter contas em redes sociais e canais de internet. Sua empresa deve atuar e interagir com o público por meio destes canais.

 

3 - Use estímulos de fidelização

Uma maneira de fidelizar clientes é utilizando uma estratégia chamada sampling, que nada mais é do que dar brindes ao consumidor. Os brindes costumam estimular o cliente a comprar novamente um produto, afinal, em sua primeira compra ele adquiriu um outro produto gratuitamente.

Além de fazer a compra novamente, esses clientes podem se tornar clientes promotores, ou seja, podem trazer novos clientes para sua empresa e advogar por ela.

 

4 – E o que vem pela frente?

Agora que você entendeu o Consumidor 4.0 fique atento. É importante não se enganar de que, agora que você resolveu o consumidor 4.0 você já está atualizado.  A tecnologia está sempre se renovando e hoje já se fala em um consumidor mais atual, que é o 5.0. Não deixe de acompanhar as próximas revoluções tecnológicas. 

 

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