Conexão Digital
15/10/2019
O que é Jornada do cliente?

Muita empresas pecam hoje por não saber que a compra de um produto vai muito além de olhar, gostar e comprar. Ainda mais na internet, onde existem diversas opções e a competitividade reina.

Para não cair no erro de perder possíveis leads, é importante entender como o seu cliente se comporta, desenhando uma jornada do cliente.

Mas o que é jornada do cliente?

Fazer a jornada do cliente é mapear os passos que esse segue até a compra do produto, baseado no comportamento real e ideal dos seus clientes. A partir desse mapeamento você começa a desenhar sua estratégia visando a geração de mais leads.

Antes de iniciar as etapas da jornada é importante realizar a definição de quem são suas personas. Depois, fazer a definição do tempo que dura essa jornada, os canais que sua persona mais utiliza e iniciar a jornada.

Etapas da Jornada

Primeira etapa: é a etapa da curiosidade. Nessa etapa, seu cliente está em busca do produto, ou seja, ele entende que possui uma dor a ser resolvida e procura como resolver isso. Alguns já sabem exatamente o que precisam, outros, ainda não entendem totalmente a dor e qual é a solução. Ambos procuram na web palavras chave que trazem possíveis soluções para suas dores. É nesse momento que entra a produção de conteúdo.

Segunda etapa: a segunda etapa é a identificação da solução. A sua estratégia deve trazer conteúdos mais específicos ainda, para que ele realmente acredite na qualidade do seu produto

Terceira etapa: na terceira etapa, o seu cliente já sabe exatamente o que ele quer. Nesse momento a busca já não é mais por uma solução, mas por qual a melhor opção de solução. Esse é o momento de falar da sua empresa. É nessa etapa que a compra acontece.

Com essas etapas você consegue gerar um lead, no entanto, a partir da definição da persona, é necessário criar uma estratégia aplicável as etapas da jornada, com criação de conteúdo bastante especializada. Além disso, é importante continuar o trabalho com o pós compra.


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