Conexão Digital
27/07/2020
Como a EquipeDigital.com ajudou a Biguaçu Transportes Coletivos a se preparar e enfrentar a crise causada pelo COVID-19

Aqui no blog da EquipeDigital.com você já leu sobre gestão de crise e atendimento ao cliente no marketing digital  e também sobre a importância de ter uma equipe de marketing para te ajudar nessa situação

Mas no post de hoje, vamos fazer algo além do que você já viu por aqui: vamos te mostrar, na prática, como a EquipeDigital.com faz a gestão de crise no marketing digital.

E para ajudar a contar essa história você precisa conhecer a Biguaçu Transportes Coletivos.

Com uma trajetória de mais de 60 anos de excelência e profissionalismo, em 2019 a Biguaçu Transportes percebeu que precisava se reinventar para ficar ainda mais perto de seus usuários e colaboradores.

Já não bastava apenas informar horários de linhas, atender solicitações por telefone/email, ou investir somente em mídia tradicional. Era preciso estar ao lado dos usuários, comunicar de forma rápida e efetiva, ouvir e entender a opinião daqueles que fazem parte do dia a dia da empresa, e principalmente, prestar serviço à comunidade local, que faz parte da história da Biguaçu Transportes há tanto tempo. E é nesse momento que a parceria com a EquipeDigital.com teve início.

A Evolução Digital da Biguaçu Transportes Coletivos incluiu a criação de WebApp (versão mobile para smartphones e tablets) e site da empresa, com uma página de ouvidoria, criação das principais redes sociais utilizadas pela Biguaçu, como Facebook, Instagram, LinkedIN e Twitter, criação de um serviço de avisos por SMS para usuários, além de adaptação a uma ferramenta antes nunca usada para o setor de transportes coletivos na grande Florianópolis: o atendimento por meio do WhatsApp Business.

Além disso, com o serviço de Marketing Digital realizado de forma contínua pela EquipeDigital.com, indicadores de sucesso como métricas do Google Adwords, Facebook Adwords e outras plataformas, vêm alcançando resultados muito positivos desde a criação das redes sociais da empresa. 

Já em portais como o Reclame Aqui, o  número de queixas teve uma diminuição expressiva, o que reforça o impacto das ações estratégicas realizadas pela EquipeDigital.com, que a partir do lançamento dos novos canais digitais da Biguaçu Transportes, passou a resolver grande parte das demandas em seus canais internos e não mais em canais externos.

Outros pontos, como engajamento e relacionamento com usuários e colaboradores nos meios digitais da Biguaçu Transportes, também se tornaram um atributo muito importante para a empresa.

2020 - um cenário de incertezas trazidas pelo novo Coronavírus

Assim como diversos setores da economia, a área dos transportes coletivos foi afetada drasticamente pela pandemia do novo Coronavírus.  

Em meados de março, quando o vírus ainda era uma novidade para todos, os transportes coletivos foram um dos primeiros serviços públicos a paralisar suas atividades. E assim, de repente, todos os usuários das linhas da Biguaçu Transportes Coletivos precisavam ser informados, com agilidade e eficiência, da paralisação nas atividades, além de ter suas dúvidas e solicitações supridas nos canais digitais.

Entra em ação prontamente a equipe de Marketing Digital da EquipeDigital.com.

No primeiro momento, em caráter de urgência, foram feitas publicações informativas e esclarecidas dúvidas enviadas por mensagem para as redes sociais da Biguaçu Transportes Coletivos. 

Com o auxílio de profissionais como social media, designers e redatores de plantão, uma situação com potencial de crise digital foi contida, e serviu de alerta para a EquipeDigital.com.

A partir de então, diante de um cenário incerto de retomada das atividades do transporte coletivo, nós do time de marketing da EquipeDigital.com, passamos a trabalhar a fim de antever situações que poderiam causar dúvidas nos usuários do transporte coletivo, refletindo em uma enxurrada de mensagens nos canais digitais da Biguaçu Transportes Coletivos. Para isso, passamos a adotar determinadas ações:

  • Criação de calendários de marketing alternativos: além dos calendários regulares, com ações e pautas “normais”, planejamos ações excepcionais para datas decisivas, como anúncios de autoridades e divulgação de decretos;
  • Reuniões regulares com repasses sobre a situação da retomada e atividade dos transportes coletivos entre a equipe de marketing da EquipeDigital.com para alinhamento das ações;
  • Criação de “plantões” para divulgação de atualizações sobre as atividades da Biguaçu Transportes Coletivos, como divulgação de linhas, novas medidas adotadas para prevenção e regras para retomada segura das atividades;
  • Preparação prévia de materiais gráficos para serem utilizados de forma extraordinária.

Embora as decisões gerenciais do cliente não passem pela intervenção da EquipeDigital.com, as demandas de tecnologia da informação (site e sistemas web), comunicação e marketing sempre são analisadas de forma a minimizar os impactos negativos, inevitáveis em meio a uma crise mundial sem precedentes, para a imagem e atividades do cliente.

Além disso, a comunicação estreita entre a EquipeDigital.com e a Biguaçu Transportes Coletivos e o respeito pelos usuários como prioridade, são ingredientes fundamentais para que esse cenário tão incerto causado pela pandemia fora das redes, não se torne uma crise digital dentro delas.

E você? Teve dificuldade em administrar suas ações de marketing nesse período? Chama a EquipeDigital.com!

Com mais de duas décadas de experiência em tecnologia, criação e gestão global para campanhas de marketing digital, nossos profissionais já tiveram contato com diversas crises, tendo apresentado respostas e soluções com sucesso para as marcas atendidas. 

Seja para aumentar suas vendas, ampliar a presença digital ou melhorar o atendimento e gestão de crise da sua empresa, na EquipeDigital.com você conta com a experiência de uma equipe multidisciplinar voltada para criação de Sistemas, Sites e gestão de Marketing Digital

Entre em contato pelo formulário do nosso site para conversarmos sobre como podemos lhe auxiliar ou ligue para (48)3233-0606.